quinta-feira, 10 de abril de 2014

ESSAS ESCOLAS MARCARAM REGISTROS DE SUA HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARANAENSE

Como seria a educação, no momento histórico, inicio do Século XX, Considerado um símbolo para a escola primaria? Quando o Grupo Escolar Xavier da Silva foi Inaugurado em 1903 tinha como objetivo de servir de modelo para futuros grupos. O contexto da época envolvia um cenário de transição e dificuldades financeiras que eram empecilhos para a construção de novas escolas, enquanto isso, as existentes não eram satisfatórias. 


 Até a data de 1903 somente existiam na cidade de Curitiba, escolas em pequenos compartimentos, como é o caso dos Antigos Grupos Escolares: Tiradentes, Grupo Escolar Carvalho e o Grupo Escolar Oliveira Bello. Observação: todos demolidos.


Abaixo vejam fachadas das Antigas Edificações Demolidas


  • Histórico da Escola Tiradentes, este prédio foi construído em 16 de Maio de 1892, na Rua Serrito, Hoje Carlos Cavalcante Centro- Homenagem em sua inauguração 8 de fevereiro de 1895, Ocasião comemorativa do Centenário da Inconfidência Mineira, Primeiro Centenário da Morte de Tiradentes. Esta Construção em 1934 foi demolida., sua localização, Catedral e Estação de Telégrafos . 


 Fig.1 Fachada do edifício: Antigo Grupo Escolar Tiradentes, existente na cidade de Curitiba antes de 1903_Coleção Lysimaco Ferreira da Costa  Hoje Acervo da Casa da Memória em Curitiba.



Fig.2 Fachadas do edifício: Antigo Grupo Escolar Oliveira Bello Coleção :Lysimaco Ferreira da Costa  Hoje Acervo da Casa da Memória em Curitiba.

Fig.3 Grupo Escolar Carvalho existente na cidade de Curitiba antes de 1903, Acervo Casa da Memória Curitiba,da Coleção: Lysimaco Ferreira da Costa


















Abaixo Veja Vídeo e entrevista com a Arquiteta Elizabeth Amorim, documentário do programa "Essa Casa tem História", destacando a memória do Colégio Dr Xavier da Silva, Inaugurado no Inicio do Século XX, em 1903.



Como foi pensando a construção do Grupo Escolar Dr Xavier da Silva, e sua característica arquitetônica destacada sua vista da rua, e mais simples os detalhes no pátio interno, não visto da rua, mas mesmo com corredores altos, bem como o pé direito do edifício bastante alto, arquitetado desta forma para  arejar melhor o ambiente, e proteger todo o espaço de umidade. 

Clicar sobre Localização 




Abaixo vejam imagem que destacam a Arquitetura  do Colégio Estadual Dr Xavier da Silva, resistente até nossos dias, porem faz-se necessário cuidados especiais para este patrimônio.


Fig. Imagem  da década de 30

Desenho da Planta Baixa do Edifício em forma de "L"
                                                   

 Fachada com Balaústre, analisado no Livro de Gaudet, muito utilizado no guarda corpo nas decorações clássicas de edifícios.



Primeiro grupo escolar do Paraná, a atender o ensino primário de modo seriado  inaugurado em 1903, atendeu, nas primeiras décadas, principalmente os filhos do operariado que vivia na região do Rebouças, antigo bairro industrial ao qual a escola está localizada



Fig. Imagem Frontal do Colégio Dr Xavier da Silva constando os adornos principais do Edifício Escolar.
        
  • Em 1903 surge o Grupo Escolar Dr Xavier da Silva, vemos acima na primeira figura a fachada,principal  podemos ver um pouco de uma forma triangular que destaca no centro o ano da inauguração da escola, e abaixo de alguns ornamentos e colunas a qual parece com a Capitel corintio, onde você poderá observar e comparar com a ilustração  de seu lado direito a Coluna que esta em primeiro plano. O nome do Colégio, os quais permanecem intactos até nossos dias. E você deve estar perguntando e a segunda figura o que ela trata? Entre os nomes veja duas colunas vejam o que achei numa pesquisa de um livro que traz os desenhos da arquitetura.
  Colunas gregas, primeira do lado esquerdo/ Dórico, a do  lado direito, Jônico e a do centro Corintio  




 














DETALHES E HISTORIA  DE OUTRAS ESCOLAS ESTADUAIS E PUBLICAS , MAPEADAS



LOGO DA ESCOLA TIRADENTES ,
Localização PRÓXIMO AO SHOPPING MUELLER,


                                                              ANTES

  • Antigo GRUPO ESCOLAR TIRADENTES, 

  • Histórico da Escola Tiradentes, o antigo prédio foi construído em 16 de Maio de 1892, na Rua Serrito, Hoje Carlos Cavalcante Centro- 
  • Homenagem em sua inauguração 8 de fevereiro de 1895, mostra por este Grupo Escolar trouxe o Nome Tiradentes, pela ocasião comemorativa do Centenário da Inconfidência Mineira, Primeiro Centenário da Morte de Tiradentes. Esta Construção em 1934 foi demolida., sua localização, Catedral e Estação de Telégrafos .

 ABAIXO DESTAQUE NA PAREDE DO ATUAL COLÉGIO TIRADENTES,ALGUMAS FOTOS HISTÓRICAS   

Acervo da Memória do Colégio Estadual Tiradentes, destaca a Diretora do Antigo Tiradentes  a Professora Julia Wanderley, a qual destacou se , sendo a primeira mulher a frequentar a escola normal, para professores. foto  Ronel Corsi 2010


DEPOIS



  • Atual Prédio Tiradentes, foto Ronel 2013

  • Em 1952, No Governo de Bento Munhoz da Rocha Netto e Secretario da Educação e Cultural Prof João Xavier Viana, foi solicitada a transferência no terreno na Praça 19 Dezembro.Pensou-se numa linguagem moderna para a Arquitetura, pelo Arquiteto Meister,  Construída para que pudesse ser vista, e por ironia hoje esta construção e toda escondida por Grandes Muros. Sua Localização em área central de Curitiba.Destaca-se pelo seu Design Moderno. Este prédio teve bastante problemas de execução. Olhando a imagem acima, teria que ter um auditório em sua parte superior, o qual não foi construído, ficando um amplo terraço. 

  • Clicar no Link sobre o Disponibilizado de Circulando por Curitiba, Colégio Estadual Tiradentes  Em Abril de 2014 
  • praça 19 de Dezembro em frente o Colégio Tiradentes, foto Ronel  2013


  • Detalhe histórico na Praça 19 de Dezembro, esclarece a homenagem e o nome  da praça, foto Ronel Corsi 2013
Clicar sobre a foto, para analisar detalhes sobre a edificação moderna do Estado do Paraná Inaugurada em 1953

Colégio Estadual do Paraná

Destaque Mapa Localização


Clicar sobre a foto abaixo, para texto e informações sobre Espirais do Tempo.

CEP, foto Ronel Corsi, 2013






Colunas da Arquitetura Clássica


Livro da Editora, Martins Fontes, sobre ornamento e  detalhes Clássicos da arquitetura, encontrados em Escolas Tombadas de Curitiba.

             DETALHES DAS COLUNAS, ACRESCENTADAS NA ARQUITETURA, ORDEM GREGA
CAPITEL DÓRICO , CAPITEL JÔNICO E CAPITEL CORÍNTIO


clicar sobre a Imagem para  sobre o Histórico do  Antigo Gymnasio Paranaense,  hoje esta edificação abriga a Secretária da Cultura
                                                              Antigo Ginásio Paranaense, hoje Secretaria de Cultura do Estado do Paraná




2 comentários:

  1. Conhecendo o Colégio Xavier da Silva, inaugurado em 1903. Aprendendo sobre sua Historia do Colégio com a arquiteta Elizabeth Amorim de Castro. Sabendo sobre a edificação podemos também analisar como era a cultura da época? O próprio Governador Xavier que mandou construir, na época o primeiro Grupo Escolar em Curitiba, Foi Cândido de Abreu que projetou o Colégio, pensou em um patio coberto, para meninas e para meninos. O Importante para se preservar tem que conhecer, e que a população saiba. Uma das características da Escola É um colégio onde suas salas são bastante altas. Outra coisa interessante, logo após a construção do Grupo Escolar Xavier da Silva, também planejaram, logo em seguida, a construção do Ginásio que fica hoje a Secretaria da Cultura.
    Caro descreva a Narrativa deste vídeo na sequência.

    ResponderExcluir
  2. Professor Ronel,
    Preciso conversar com você sobre a Escola estadual Dom Pedro II, registro fotográfico do antigo Vitral.
    Aguardo retorno.
    Abraço
    cristina Bakker

    ResponderExcluir