quinta-feira, 10 de abril de 2014

Desenho de Memória, do Trajeto de casa para a Escola, E como seria localizar minha casa e outros locais através do Satélite Google Maps.




Clicar para ver Slide A Escola de Marcelo

Fotografias, Projeto: Mapeamento e Leituras Estéticas da Memória dos Colégios Estaduais da Cidade de Curitiba  Desenhos  e Fotografias Alunos  e Alunas do, 9 ano B, de 2014, Colégio Estadual Gottlieb Mueller.Trajeto  da residência ao Colégio e Detalhes Específicos Memorizados.


Atividades, Procurando Respostas 


Proposta




 Agora você irá fazer um desenho (pode ser um objeto específico ou uma paisagem) de algo que mais lhe chama a atenção no trajeto de casa até a escola. Reserve.

Alan, mostra  um detalhe  que lhe chama atenção em seu cotidiano: Em primeiro plano o  muro pichado de um Colégio do entorno clicar link a seguir para ver o que Alan percebeu sobre o Muro do(Colégio Estadual Vitor do Amaral)

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fotografia Ronel Corsi 2014passarela do Rio Belém

Esta foto mostra  uma pequena ponte onde as pessoas atravessam o Rio Belem, você percebeu o homem de bicicleta, você sabia que  alguns atravessam de moto, mas a ponte foi construída para  exclusividade  do uso de pedestres. Você conhece esta passarela, se quiser fale sobre ela, e sua importância social. Veja abaixo o Desenho de Memoria do Judson Silva, você acha que ele esqueceu de algo, você poderia desenhar de outra forma..... Ele alem da ponde mostrou o Rio Belem e o campo de futebol, próximo comentado logo abaixo  o desenhos de outros alunos  Alan Aguiar e Kleber. Comente, Desenhe....

Judson Silva, compõe a passarela do Uberaba, sobre o Rio Belem.

Alan Aguiar,representa o  campo de futebol do Boqueirão 


Kleber destaca o campo de futebol  do Uberaba,o qual é passagem de todo dia para o Colégio.


                                     Mapeamento de Memória desde o Tubo Coronel Luiz dos Santos (Ponto de Ônibus) até o Colégio.Observar Detalhe das linhas tracejadas em azul (itinerário a pé desenvolvido todos os dias por alguns alunos.)

Otávio Cezar, mostra seu itinerário ao Colégio , o próprio  vindo de skate ( também um meio de transporte contemporâneo). 


Thaise, destaca  sua imagem de seu itinerário, vista dos carros e o córrego a céu aberto. ( podemos notar o descuido ao bem público o mato em torno do córrego).


Caroline  de Oliveira, destaca o Rio Belém poluído, bem como a ponte  ao centro da composição.

 ( Neste local fica evidente, os maus tratos com o rio poluído, sem cuidados necessários, como limpeza e dragagem, também encontrado muito lixo e um grande descaso pelas autoridades competentes. Devido a estes maus tratos, a população é que sofre com as enchentes  nos últimos tempos acontecendo com mais frequência). Pela falta de informação e a falta de cuidados com o lixo, objetos e mobiliários são deixado no entorno do rio.



Priscila, em seu desenho Octogonal de "Diário de Bordo" representa, seu próprio  tênis, composição, detalhes visto de cima  o chão (galhos e formigas), Habito, caminhar de cabeça baixa escutando som 


Priscila, destaca em seu desenho, a arvore caída no Rio Belem.


                                    Lauriani, Compõe,  o  bueiro do córrego a céu aberto, a esquerda,distribuidora de gás, bem como transito, visto todos os dias a caminho do Colégio.


     
 Caros e Caras, prestem atenção para o que se pede abaixo



  • Após o primeiro desenho concluído, vá até o local que você escolheu e observe atentamente. O que você vê? Seu desenho se aproximou da realidade? Como é o espaço, as cores, as formas, as proporções, entre outros? Faça outro desenho 
  • ( fotografe) procurando colocar detalhes que você não havia observado antes. Analise os desenhos feitos. Você acha que para desenhar, ilustrar e registrar algo, precisamos ser bons observadores?
  • Obs.:Descrevam, Caras e Caros alunos e professores, Destaquem outros detalhes observados que julgarem importantes, postando logo abaixo,aqui mesmo neste blog.    

  • Pedir ver a diferença a partir do seu processo evolutivo abaixo coisas interessanes para sua leitura.
  • Cartografia na escola: 
  • Noções Cartográficas - Parte 1 Atividade Interdisciplinar, Cartografia Mapeamento do Mundo e a relação com o Mundo, agora com os satélites, podemos também realizar a correlação com o mapa. Noções básicas da cartografia, oportunidade fantástica, localização de uma época, linguagem e conhecimento sobre o espaço. Os Mapas estão presentes em toda parte, desdes os mais antigos até os atuais na mídia ( Na internet no Google Maps desde 2005, através dos satélites.
  • Como a ciência vem se desenvolvendo na escola, Historia da Cartografia e a história da civilização de como ela se comunica com o mundo. Programa Salto para o futuro exibido pela TV Escola, série Cartografia na escola.
  • Professores Especializados discutem  este tema "Noções cartográficas
  •  Esse é o segundo da série. Nesse episódio, o assunto abordado sobre "Noções cartográficas", o tema foi discutido pelos professores: Rosângela Doin de Almeida, UNESP; Elza Yasuko Passini, UEM; e Rafael Straforini, geógrafo. 
  • O programa fala sobre ponto de vista, projeções, redução, escala e localização que são algumas noções cartográficas básicas que podem ser desenvolvidas a partir de atividades que estimulem os alunos. 
  • Uma sugestão dessas atividades é um vídeo que mostra uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes - RJ. Os alunos visitam uma exposição sobre a História dos mapas. Conhecem os mapas antigos e instrumentos de navegação. Além disso, a professora Rosângela dá uma sugestão de atividade com atlas para ensinar as noções cartográficas.  
  • Caro aluno e aluna Atividade Assistir o Vídeo
  • Palavras-chave: Cartografia, mapas, desenhos, linguagem cartográfica, maquetes, espaço geográfico, geografia, quadrante, bússola, relógio de Sol, atlas, estrelas, GPS. 
  • Cartografia na escola: Noções Cartográficas - Parte 2 Programa Salto para o futuro exibido pela TV Escola, série Cartografia na escola.
  •  Nesse episódio, o assunto abordado é "Noções cartográficas", o tema foi discutido pelos professores: Rosângela Doin de Almeida, UNESP; Elza Yasuko Passini, UEM; e Rafael Straforini, geógrafo. 
  • Nesse segundo bloco, os professores falam sobre os instrumentos de navegação, constando um vídeo sobre o tema, destacando que os instrumentos são importantes ferramentas na construção dos mapas 
  • Formas de se orientar, pelo sol,  se orientar através da bussola, através do GPS.
Propostas de como desenvolver questões cartográficas. Pode ser a própria sala de aula.Apresentar a sala de aula de diversas maneiraOutras  situações geográficas, trabalhado alfabetizando a partir da certidão de nascimento do aluno. Consciências espaciais musica e espaço de danças.



vejam coisas sobre a Arte primeiro leia depois clique nos link sugeridos o qual lhe levara a outras informações e ideias.

Vejam um link interessante clicando aqui! 
Com spray e tinta em mãos, os participantes foram estimulados a criar três painéis sob orientação do artista Pedro Gutierres. Longe do computador e da rotina de trabalho, sobrou espaço para a criatividade em cores e traços. veja videos e outras coisas clicando  nos links a seguir.  Mapa Geográfico    Mapa das artes e espaço    


Vejam algo sobre um artista contemporâneo paranaense, cujo sonho é de fazer o que gosta!


Veja Video
"De repente passa um cara que tinha me ouvido dizer que quem está desempregado está procurando serviço no lugar errado. Ele esperou todo mundo que estava empregado ir embora e me perguntou onde deveria procurar. E eu disse:dentro da gente. Quando se procura dentro da gente acontece uma coisa incrível: sempre se acaba fazendo o que gosta. Fazer o que a gente não gosta é o pior desemprego do mundo.”

Arte Minimalista de Helio Leites  O Artista Plastico da Ferinha do Largo da Ordem aos Domingos em Curitiba.







            






































































































      T     Trajetos imaginários, escala, localização e ponto de vista









      • Palavras-chave: Cartografia, mapas, desenhos, linguagem cartográfica, maquetes, espaço geográfico, geografia, quadrante, bússola, relógio de Sol, atlas, estrelas,GPS. 
      •  Fonte: http://www.blog.webdoestudante.com.br 

      • Cartografia na escola: Noções Cartográficas - Parte 3 Programa Salto para o futuro exibido pela TV Escola, série Cartografia na escola. 
      • Nesse episódio, o assunto abordado é "Noções cartográficas", o tema foi discutido pelos professores: Rosângela Doin de Almeida, UNESP; Elza Yasuko Passini, UEM; e Rafael Straforini, geógrafo. 

      • Nesse último bloco, os professores fazem suas considerações finais sobre os temas abordados.
      • CLICAR NO LINK ABAIXO PARA VER VIDEO SOBRE CARTOGRAFIA PARTE 3    
      • http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=10269

      •  Palavras-chave: Cartografia, mapas, desenhos, linguagem cartográfica, maquetes, espaço geográfico, geografia, quadrante, bússola, relógio de Sol, atlas, estrelas, GPS. 
      • Fonte:  http://www.blog.webdoestudante.com.br










      2 comentários:

      1. Olá professor! Parabéns pelo Blog.
        Sou professora de Arte e estou pesquisando para meu trabalho do PDE 2016, gostei muito do seu Blog, o meu projeto se relaciona com o seu, gostaria muito de trocar algumas informações contigo.Se possível poderia entrar em contato comigo. Grata, Jucélia

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      2. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Jucélia Gonçalves,Obrigado pela visita ao Blog: Mapeamento MAPEAMENTO E LEITURAS ESTÉTICAS DA MEMÓRIA DOS COLÉGIOS ESTADUAIS TOMBADOS DA CIDADE DE CURITIBA, o qual traz além do Mapeamento de sete colégios tombados de Curitiba em diferentes décadas, o qual também preocupa-se em trazer o conhecimento de Arte, e Leituras Perceptivas Estéticas e Memória cujo objetivo levantando é levantando foi: Como a memória e as leituras estéticas dos prédios históricos dos colégios estaduais de Curitiba podem contribuir para o desenvolvimento artístico dos estudantes do ensino fundamental?

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