domingo, 6 de março de 2016

Mapeamento de imagens e palavras





                            

fotografia Ronel Corsi



Fórum: Elaborando uma discussão teórica

Parte superior do formulário
Modo de visualização
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Diante da formação dos conceitos de memória social
por RONEL CORSI - quinta, 10 Set 2015, 14:37

O Patrimônio cultural, material e imaterial depende da compreensão e do reconhecimento da
importância do espaço físico da escola, do seu entorno, na cidade, e no
significado para as pessoas. Como se refere ARGAN (1992, p.244).
[...] sem esses pontos de concentração e irradiação cultural,
não é concebível até hoje, nenhuma forma de organização do
ambiente. (ARGAN, 1992).
ARGAN, G..C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins
Fontes,1992
 Para entendermos a cultura de todos os lugares do mundo, muitas vezes em nossas aulas no passado, destacados como folclore, nas expressões e modo de comunicação dos povos, suas histórias, modos de construções, o jeito de preparo dos alimentos, do modo que rezam, nas confraternizações sociais, no processo do fazer e criar e o modo dinâmico e vivencia de todos os povos, criados e recriados no presente.
Entende-se por cultura todas as ações por meio das
quais os povos expressam suas “formas de criar,
fazer e viver” (Constituição Federal de 1988, art.
216). 
Re: Diante da formação dos conceitos de memória social
por CLAUDINEI RODRIGUES - sexta, 11 Set 2015, 21:56

 Um dos maiores desafios encontrados pelo professor da atualidade é demonstrar ao aluno o quanto a disciplina com a qual trabalha é essencial para sua formação tanto pessoal quanto profissional. Este problema muitas vezes, é fator desencadeador de indisciplina. Após quinze anos atuando como professor de história no ensino público e particular crê ser minha missão motivar os alunos em relação à história, para que percebam como ela está presente no seu cotidiano.  Acredito que se o aluno tivesse clareza em relação a esta necessidade seria muito mais fácil contribuir para a formação da consciência histórica nos cidadãos que estão em sala.
 
Re: Diante da formação dos conceitos de memória social
por RONEL CORSI - sábado, 12 Set 2015, 03:07

Certamente professor Claudinei, a conscientização, e o modo dos alunos se portarem a educação, bem como as influencias midiáticas, celulares e outros, são fatores que extrapolam  em nossa realidade. Em uma das aulas de arte, estávamos discutindo o dia 7 de Setembro, tomando por base o Livro de Arte http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/arte.pdf pag. 216 Com o Titulo QUE PAIS É ESSE, o qual poderá recorrer a musica de composição e interpretação Renato Russo, Legião Urbana. 
Que país é esse?
Quando passeamos pelas ruas de nossa cidade, dificilmente pensamos na origem dos nomes das lojas nos letreiros. Qual  é a origem destes nomes?
E as marcas de roupas e tênis que usamos? São nacionais ou internacionais? Por que preferimos usar as marcas importadas?
Preferimos “aquele” tênis famoso e original, vindo de outro país, quando
aqueles fabricados no Brasil têm a mesma qualidade?
Essa preferência por coisas estrangeiras se reflete também na forma
como os jovens se cumprimentam. Quais expressões os jovens usam
no dia-a-dia?
Pedi para 5 alunos fossem a frente, e fizessem alguns comprimentos conforme discorre o assunto da pagina 216  do livro, mesmos antes de se ler, e os alunos não saberem o porque, certamente não foi diferente, o modo de cumprimentar-se semelha-se ao jogadores de basquete dos Estados Unidos, bem como o modo de se vestir de nossos alunos, os agasalhos de frio, o boné e o tênis, todos com marcas de publicitárias que relacionam a um outro lugar, bem distante da realidade de cada aluno ali presente. Não referencia  nem um pouco a autonomia brasileira, ou melhor a independência do Brasil.
Para todos que representam as forças políticas brasileira, precisam de dialogo, diante dessa nação importante para a América Latina, Necessitamos de Democracia.

Enviado em 23 de jul de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário