Clique aqui e veja Mapa e Espaços Artes
Arte Vanguarda Cubismo
Veja aqui! Imagens e Desenhos sobre pontos turísticos da cidade de Curitiba
Arte Vanguarda Cubismo
Veja aqui! Imagens e Desenhos sobre pontos turísticos da cidade de Curitiba
Fórum: Elaborando uma discussão
teórica
Modo de
visualização
Diante da
formação dos conceitos de memória social
O
Patrimônio cultural, material e imaterial depende da compreensão e do
reconhecimento da
importância do espaço físico da escola, do seu entorno, na cidade, e no
significado para as pessoas. Como se refere ARGAN (1992, p.244).
[...] sem esses pontos de concentração e irradiação cultural,
não é concebível até hoje, nenhuma forma de organização do
ambiente. (ARGAN, 1992).
importância do espaço físico da escola, do seu entorno, na cidade, e no
significado para as pessoas. Como se refere ARGAN (1992, p.244).
[...] sem esses pontos de concentração e irradiação cultural,
não é concebível até hoje, nenhuma forma de organização do
ambiente. (ARGAN, 1992).
ARGAN,
G..C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins
Fontes,1992
Fontes,1992
Para
entendermos a cultura de todos os lugares do mundo, muitas vezes em nossas
aulas no passado, destacados como folclore, nas expressões e modo de
comunicação dos povos, suas histórias, modos de construções, o jeito de preparo
dos alimentos, do modo que rezam, nas confraternizações sociais, no processo do
fazer e criar e o modo dinâmico e vivencia de todos os povos, criados e
recriados no presente.
Entende-se
por cultura todas as ações por meio das
quais os povos expressam suas “formas de criar,
fazer e viver” (Constituição Federal de 1988, art.
216).
quais os povos expressam suas “formas de criar,
fazer e viver” (Constituição Federal de 1988, art.
216).
Re:
Diante da formação dos conceitos de memória social
Um dos maiores desafios encontrados pelo
professor da atualidade é demonstrar ao aluno o quanto a disciplina com a qual
trabalha é essencial para sua formação tanto pessoal quanto profissional. Este
problema muitas vezes, é fator desencadeador de indisciplina. Após quinze anos
atuando como professor de história no ensino público e particular crê ser minha
missão motivar os alunos em relação à história, para que percebam como ela está
presente no seu cotidiano. Acredito que se o aluno tivesse clareza em
relação a esta necessidade seria muito mais fácil contribuir para a formação da
consciência histórica nos cidadãos que estão em sala.
Re:
Diante da formação dos conceitos de memória social
Certamente
professor Claudinei, a conscientização, e o modo dos alunos se portarem a educação,
bem como as influencias midiáticas, celulares e outros, são fatores que
extrapolam em nossa realidade. Em uma
das aulas de arte, estávamos discutindo o dia 7 de Setembro, tomando por base o
Livro de Arte http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/arte.pdf pag. 216 Com o Titulo QUE
PAIS É ESSE, o qual poderá recorrer a musica de composição e interpretação Renato Russo, Legião Urbana.
Que país
é esse?
Quando
passeamos pelas ruas de nossa cidade, dificilmente pensamos na origem dos nomes
das lojas nos letreiros. Qual é a origem destes nomes?
E as marcas
de roupas e tênis que usamos? São nacionais ou internacionais? Por que
preferimos usar as marcas importadas?
Preferimos
“aquele” tênis famoso e original, vindo de outro país, quando
aqueles
fabricados no Brasil têm a mesma qualidade?
Essa
preferência por coisas estrangeiras se reflete também na forma
como os
jovens se cumprimentam. Quais expressões os jovens usam
no
dia-a-dia?
Pedi para
5 alunos fossem a frente, e fizessem alguns comprimentos conforme discorre o
assunto da pagina 216 do livro, mesmos antes de se ler, e os alunos não
saberem o porque, certamente não foi diferente, o modo de cumprimentar-se
semelha-se ao jogadores de basquete dos Estados Unidos, bem como o modo de se
vestir de nossos alunos, os agasalhos de frio, o boné e o tênis, todos com
marcas de publicitárias que relacionam a um outro lugar, bem distante da
realidade de cada aluno ali presente. Não referencia nem um pouco a
autonomia brasileira, ou melhor a independência do Brasil.
Para todos que representam as forças políticas brasileira, precisam de dialogo, diante dessa nação importante para a América Latina, Necessitamos de Democracia.
Para todos que representam as forças políticas brasileira, precisam de dialogo, diante dessa nação importante para a América Latina, Necessitamos de Democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário